7.2.15

Bíblias para crianças

Em 2006 eu comecei este blog junto com três amigos para ver se, com esse sistema de parceria, eu conseguiria - enfim - ler a Bíblia toda em um ano. Desde que me tornei adventista em 1994 não consegui fazer isso, é com vergonha que confesso. Tenho um conhecimento razoável da Bíblia, adquirido pela leitura e estudo ocasionais. Sermões, vídeos, lições da escola sabatina, devocionais, livros cristãos... mas a sensação de ter lido todinha, de capa a capa, eu não tenho. A iniciativa de 2006 não deu certo: paramos antes de terminar o Gênesis. Acredito que a parte mais difícil de fazer o ano bíblico é organizar uma rotina que favoreça o hábito de ler, todos os dias, uma parte da Bíblia. Priorizar isso, tornar um momento sagrado e inegociável, é outra coisa difícil e necessária. Acho que nada justifica um cristão não conseguir isso.

Bem, ano passado, quando comprava mais uma Bíblia para meu filho mais velho percebi: ele já fez o ano bíblico várias vezes! E agora eu estava comprando sua primeira Bíblia "de verdade", ou seja, a versão completa, na Linguagem de Hoje. Até então ele só tinha lido versões infantis da Bíblia, em forma de histórias adaptadas. Agora iria começar, de fato, seu ano bíblico... então resolvi me fazer parceira dele. Seria uma forma de incentivarmos um ao outro. E essa seria só mais uma das muitas coisas que meu filho me faria aprender através da vidinha preciosa dele. Por isso estou reativando este blog.

Este primeiro post é para falar um pouco da "jornada bíblica" que meu filho viveu até agora. Acredito que, se você gostou da ideia, o melhor a fazer é procurar uma livraria cristã, selecionar vários exemplares de Bíblias infantis (e hoje em dia há muito mais que você consiga ver em uma tarde), sentar calmamente e folhear cada uma, procurando aquela que melhor se adeque ao gosto, personalidade e idade de seu filho. A lista a seguir é apenas uma sugestão, fruto de nossa vivência e realidade. Não é exatamente um roteiro a seguir, até porque todos os anos surgem novidades nas editoras, tem sempre algo que você pode achar melhor. Mas para ter uma ideia do que você pode encontrar, nossa experiência pode ser válida.

O vídeo abaixo mostra as Bíblias que utilizei com meus filhos do nascimento até os cinco anos.



Já nesse outro vídeo, Vinícius mostra e comenta as Bíblias que leu dos seis aos sete anos. Observe que além de todo benefício espiritual, o benefício intelectual é inegável, uma vez que ajuda a cultivar na criança o amor à leitura.




Nossa lista de Bíblias do nascimento aos sete anos de idade, na ordem em que foram lidas.
Se você colocar o nome delas no Google, vai achar a maioria para vender ainda.


1 - A Bíblia do Bebê - SBB
Até um ano os bebês não prestam atenção a histórias longas. Você tem que ser o mais objetivo possível. Mesmo os textos das Bíblias infantis podem ser longos demais para eles. Então o melhor é se utilizar das figuras, e apontar personagens, objetos, lugares, nomeando-os. Eles também adoram quando fazemos efeitos sonoros, como o som das trombetas, do gigante caindo, dos animais, da chuva... na simplicidade de seu raciocínio eles começam a se familiarizar com as histórias sagradas.

2 - Minha inseparável Bíblia - Paulinas
Com cerca de dois anos e meio a criança já consegue se comunicar com várias palavras e frases. Ela é como uma esponjinha, absorvendo tudo que escuta. Aproveite para ensiná-la a cantar músicas sobre as histórias bíblicas. As ilustrações ainda são importantes, mas agora você pode explicar as histórias com um pouco mais de detalhes, as crianças já entendem a lógica de pequenas narrativas. Procure contar as histórias dentro do contexto do que ela já conhece, comparando os acontecimentos com fatos que também acontecem com ela. Um bom recurso é, depois que você tiver lido várias vezes as histórias, pedir para a criança reproduzir o enredo que leu através das figuras.

3 - Livros Bíblicos interativos diversos
Como falei acima, o mercado editorial de Bíblias infantis é muito diverso. E isso vale par aos livros de histórias bíblicas também. Tem livro em 3D, com popup, sons, quebra-cabeças, bonecos, cenários par amontar, abas interativas, nossa, é uma infinidade de opções. O legal é deixar que seu próprio filho escolha.

4 - A Bíblia dos pequeninos - Editora Hagnos
Essa foi a primeira Bíblia que os meus filhos leram "de verdade", quando já estavam alfabetizados. Ela é perfeita para isso porque cada página traz poucas frases, muito simples e objetivas. As ilustrações são engraçadas e são os próprios personagens que contam suas histórias. Foi com essa Bíblia que meus pequenos aprenderam a ler em letra de imprensa.

5 - O mundo maravilhoso da Bíblia para crianças - CASA publicadora
Os textos dessa Bíblia ainda são curtos, mas um pouco mais complexos. Mas as histórias também são resumidas, e achei ótimo porque ela vai até o Apocalipse, sendo que a maioria das Bíblias infantis vai no máximo até Atos.Após a leitura é possível que seu filho lhe cubra de perguntas. Responda pacientemente todas, e o se não souber (sim, eles fazem perguntas inacreditáveis), diga que vai pesquisar e responder depois, mas nunca deixe-o em dúvida. Incentive que ele faça as próprias reflexões sobre o que leu.

6 - A Bíblia em uma história para cada dia do ano - Editora SBN
Essa foi a primeira que realmente propôs um ano bíblico, pois há uma pequena história ilustrada para cada dia. Para incentivá-lo eu criei o sistema de adesivos: para cada história lida ele recebia um adesivo para colar ao lado do título. É uma ideia bem simples mas funciona. E é uma boa forma de fazer o controle do que já foi lido.

7 - Bíblia dos Vegetais - Editora Vida
Essa ele ganhou de presente. A princípio eu não achei lá essas coisas... as histórias lembram os DVDS dos Vegetais, são bastante fantasiosas e não seguem uma ordem cronológica. Mas meu filho gostou demais dela, e se animava para levá-la à igreja todas as vezes que íamos ao culto. Ele a leu toda praticamente só nos cultos. Uma prova que Bíblias com personagens também funcionam como forma de incentivo de leitura.

8 - Bíblia em Ação - Editora Geográfica
Esta eu conheci justamente na fase em que meu filho mais velho estava apaixonado pelos quadrinhos. Ele gostou tanto que leu em um mês. Não a largava, totalmente seduzido pelas ricas ilustrações que dão vida às histórias bíblicas. Depois dela comprei alguns livrinhos de mangá bíblico, todos "devorados" por ele também.

9 - Bíblia Sagrada - 365 histórias ilustradas - SBB
Essa foi uma Bíblia de transição, das Bíblias infantis para uma edição "real" da Bíblia. As histórias, bem completas, são organizadas por dias também, porém são mais longas e há menos ilustrações (mas muito bonitas). O texto é mais detalhado e bem resumido. Nesta fase você já pode incentivar seu filho a anotar suas observações da leitura.

10 - A Bíblia das Descobertas - NTLH - SBB
 Nossa primeira Bíblia com texto integral. No vídeo mostro detalhes de como ela é interativa e instigante, cheia de atividades legais para fazer junto com a criança. Ensine-a a conhecer e usar sua Bíblia "como obreiro de que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade" (II Timóteo 2:15). Ensine-a a amar sua Bíblia como ama ao Seu Deus, e você verá seu filho crescer como um servo do Senhor.

Vamos ver se depois de ver meu filho de sete anos ler a Bíblia dez vezes eu consigo ler também!

Um comentário:

Unknown disse...

muito bom msm!eu fiquei doidinha,rsrsrs as biblias sao lindas e bem interessantes,parabéns vini jesus continue te abençoando nesta jornada rumo ao céu!xerim meu gatinho tia ama!