8.2.15

Como introduzir o estudo da Bíblia para crianças - parte II

Logo que a criança for apresentada à versão integral da Bíblia (de preferência a Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH), ela deve aprender sobre como achar capítulos, versículos e os próprios livros da Bíblia. Você deve tomar tempo especialmente para explicar como estão organizados os livros da Bíblia, e incentivá-la a aprender os nomes deles. Isso é bem importante e vai ajudá-la muito na hora de encontrar os versículos desejados.


O recurso que achei para ajudar meu filho a decorar os nomes dos livros da Bíblia em ordem foi a música abaixo, que é do grupo "Crianças Diante do Trono", e está originalmente no DVD "Amigo de Deus". No vídeo abaixo está selecionado apenas o trecho que ensina os nomes da Bíblia através da melodia do hino "Vem entre nós morar" (454 do Hinário Adventista - melodia original "Grosser Gott, wir loben Dich"):


A partir desse vídeo eu fiz um projeto para fixar o que aprendemos. Peguei um grande pedaço de papelão, cobri com TNT preto e azul, cortei pedaços de EVA e montei nossa "Bíblia Didática", que tem nos ajudado de diversas formas nas lições bíblicas semanais. Veja as fotos abaixo:

 Coloquei velcro para prender os nomes dos livros. Usei duas cores porque era o que eu tinha aqui, hehe. Ficaria mais bonito usando uma cor só.

Com barbante vermelho fiz essa trança, que prendi com parafuso no alto do papelão.

 Na parte de baixo coloquei a classificação dos livros, cada grupo tem uma cor específica. A divisão que utilizei foi: Pentateuco, Históricos, Proféticos, Poéticos, Profetas maiores, Profetas menores (na foto a ordem tá trocada), Evangelhos, Cartas de Paulo, Outras Cartas, Profético.

Ela fechada fica assim. Usei velcro para prender o fecho.

 
 Agora é só deixar a criança organizar várias vezes. Você pode trabalhar um grupo de livros por vez e depois ir unindo os grupos. O controle de erro é a música e o próprio índice da Bíblia. Desse modo ela poderá fazer tudo sozinha, sem precisar de sua intervenção.



No vídeo abaixo o registro de quando apresentamos nosso projeto na igreja :-) O microfone quase atrapalhou mas... ufa, deu certo. Vinícius tinha então, 6 anos e dois meses.




Você também pode usar como controle de erro os dois modelos abaixo, que originalmente você encontra no site Visual Unit:


5 comentários:

Darcy Vieira Evangelista disse...

Parabéns por esta postagem de valor inegável! Quando encontrei fiquei e estou muito feliz em retornar ao Ministério Infantil e recomeçar com o assunto que durante tantos anos ministrei aos pequeninos!
Que continuem no propósito de formar um GRANDE EXÉRCITO DE PEQUENINOS para o SENHOR!

Denisangela disse...

Muito legal! Amei!!!

Pra. Vera Lucia Castro Amorim Teixeira disse...

Parabéns!!!❤❤❤❤❤

Unknown disse...

Maravilhoso esse trabalho.

NILCE MELO disse...

parabéns amei