3.1.06

Gênesis 8 - 11 - Noé e sua descendência

Chega então o capítulo da genealogia de Noé, e diante das insistentes e detalhadas genealogias do Pentateuco tem sempre alguém que pergunta: pra quê isso?

Além do objetivo primeiro, que é simplesmente registrar a origem dos patriarcas, podemos com alguma boa vontade observar detalhes interessantes nessas listas de nomes engraçados.

Gênesis 10: 8 e 9 - "Cuche também gerou a Ninrode, o qual foi o primeiro a ser poderoso na terra. Ele era poderoso caçador diante do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor." - Ninrode me chamou atenção pela primeira vez nas primeiras páginas de um livro de Millôr Fernandes chamado "Todo homem é minha caça". Millôr escreve lado lado o verso 8 de Gênesis e uma citação de Pope: "O orgulhoso Ninrode, robusto caçador. E sua caça era o homem". Isso impressionou tanto minha mente que eu quis saber mais sobre Ninrode. Seu nome, do hebraico marad, significa "revolta", "nós nos rebelaremos", o que sugere algo sobre sua personalidade. Ele edificou Babel, que veio a ser a capital babilônica inimiga de Judá e virou tipo de rebelião contra Deus desde o episódio da torre (cap. 11) até o Apocalipse. Outra cidade foi a Assíria, também forte inimiga do povo de Deus e famosa por ter um povo perverso e cruel. Comentário da Bíblia da Mulher (SBB): "Ninrode é o primeiro construtor de um reino, como Caim foi o primeiro a edificar uma cidade. Evidentemente, por sua coragem e feitos audaciosos, distiguiu-se como "o poderoso" (do hebraico, gibor, literalmente "herói" ou "tirano"), apesar de parecer mais preocupado com seus própios interesses do qu eem servir ao Senhor. Tudo isso ele fez "diante" ou sob o olhar de Javé. Mais uma vez, uma linhagem ímpia, cuja genealogia iria continuar, começou a surgir (Gênesis 11: 1 - 9)."

Gênesis 10: 15 - 16 - "Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e Hete,
e ao jebuseu, o amorreu, o girgaseu" - No capítulo anterior, verso 26, Noé profere uma bênção sobre Sem após amaldiçoar Cam, porque este teve uma conduta desrespeitosa para com seu pai. Meu pastor já pregou que o episódio em que Cam vê o pai nu emprega termos hebraicos que sugerem que Cam sentiu algum prazer nisso, que pode ser inclusive de ordem sexual. De qualquer forma, ainda com a cabeça doendo da ressaca, Noé o amaldiçoou e abenççoou seus dois irmãos que agiram de forma honrosa na ocasião. Pois bem, Abraão foi descendente direto de Sem e de Canaã, filho de Cam, descenderam os jebuseus e outros povos cananeus conquistados mais tarde por Israel. A maldição de Noé se cumpriu com a conquista da Terra Prometida.

Gênesis 10: 25 - "A Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque nos seus dias foi dividida a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã." - Eis o nascimento da propriedade privada.

Gênesis 11: 10 - "Estas são as gerações de Sem. Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio." - Comentário da Bíblia da Mulher (SBB): "A genealogia de Sem é repetida depois da história de Babel para enfatizar a preservação de uma linhagem divina em meio à maldade. A genealogia é apresentada em múltiplos de sete, com o sétimo lugar ocupado por um homem de particular importância. Desde Adão até Enoque são sete gerações, de Enoque a Héber, ancestral dos hebreus, são sete; e de Héber a Abraão, são sete gerações. Os filhos de Sem foram escolhidos para ser a semente divina que Deus soberanamente iria proteger. Dos descendentes de Sem vieram a três religiões monoteístas: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo."

Gênesis 11: 24 e 25 - "Naor viveu vinte e nove anos, e gerou a Tera. Viveu Naor, depois que gerou a Tera, cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas." - acho bastante significativa a forma como se resume a vida de um homem aqui. Ele nasce, então gera um filho, e aí pode morrer. O nascimento de um filho na vida do hebreu era algo importantíssimo, o curso de sua vida era especialmente marcado ali. De todos os descendentes de Sem, diz-se apenas quando teve um filho e quando morreu. Era como se enxergava o cumprimento da vida e da morte.

Isso tudo faz pensar que nenhum nome está na Bíblia por mero acaso. Cada linha e entrelinha tem muito para nos contar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, meus amigos e irmãos!
Graça, Paz e Bem!
Estamos lançando um livro sobre pregações da Paróquia Anglicana Jardim das Oliveiras. Gostaríamos de saber se vcs autorizam usar essa foto na capa do nosso livro.Se autorizam, por favor nos informem os créditos de autoria da foto para possamos registrar isso na obra.
Na obra de Cristo, Obrigado.
Rev.Maurício Amazonas,OSE. Recife-PE.

Anônimo disse...

Olá, Reverendo!
Parabéns pela iniciativa do livro. Infelizmente não tenho os créditos da foto, eu a peguei aleatoriamente na internet, e como se trata de um blog sem fins comerciais, não tive a preocupação de verificar a autoria.
Boa sorte na sua procura! Graça e paz a nós todos!

Anônimo disse...

Eu,fico a pensar.,diante dessas informações dá embriaguês de Noé,e do comportamento do seu filho???Agora,como fica a cabeça dos adolescentes,e,dos iletrados,bom, ñ sei se fui feliz no comentário.